0

Detonator Orgun ©


Animação que estreou o US Manga Corps do Brasil na extinta TV Manchete, Detonator Orgun foi o melhor anime que integrava o pacote distribuído pela US Manga. Dirigido por Masami Obari e produzido pelos estúdios AIC, esta série de três Ovas conta a história de Tomoru Shindo, um jovem estudante que tem um sonho repetidas vezes: de que esta tentando salvar sua donzela de um ser robótico, bem monstruoso, mas que nunca consegue. Fascinado pelo século XX, Tomoru veste roupas típicas de pilotos desta época, e adora passear no museu de história da cidade número 5, onde mora, para apreciar as aeronaves antigas ali expostas.

Não muito longe dali, na Lua, um mecha surge fugindo de outros... um clarão se faz e só resta o fugitivo, que parte em direção à Terra, onde todas as defesas começaram a soar o alerta máximo. No encalço dele, uma enorme nave supostamente alienígena também esta vindo em direção a Terra, preparando um ataque de proporções catastróficas. Logo se verifica que a intenção deste mecha chamado Orgun, é avisar do iminente ataque, e para isso luta para entrar em contato com Tomoru... a relação entre homem e máquina é mais do que se pode imaginar...

No quartel-general da Força de Defesa da Terra, uma prodigiosa e jovem cientista, Michi, em conjunto com seu computador (última palavra em inteligência artificial, I-Zack) juntam-se à trama e a vida de Tomoru para tentar descobrir mais sobre Orgun, quem ele é, de onde vêm, e quem são os seres que querem atacar a Terra. Apesar da época em que este anime foi realizado, muitos conceitos como o do computador I-Zack (com traços de programação em BASIC...) estarão obsoletos para os dias de hoje, mas tudo funciona e o enredo se desenrola de forma natural e bastante cativante. Vale citar a ótima trilha sonora, composta por Susumu Hirasawa (Berserk, Paprika, Millennium Actress).

Detonator Orgun possui um traço fino, mechas e naves incrivelmente bem projetados, tanto que o “Garage Kit” (kit em resina para se montar uma estatueta de personagens de anime ou cinema) é um dos mais raros e cobiçados no mundo. As batalhas entre os mechas são muito interessantes para um anime da década de 90, nem se consegue piscar os olhos. O enredo não é muito original, mas diverte e consegue prender a atenção, sem descambar para o ridículo ou se afundar em momentos melosos de romance. É verdade que vez ou outra o ritmo da história se acelera demais – muita coisa é explicada em pouco tempo com poucas palavras – alguns clichês... mas ainda assim não é o suficiente para estragar a diversão.

Mesmo com características shounens de praxe (herói invencível, vilão absurdamente mal, mocinha chorona, etc...), Detonator Orgun é altamente recomendável para os amantes de mechas, onde podemos nos deliciar com um ótimo visual de batalhas muitíssimo bem produzidas, apesar do enredo razoável. Nada que ofusque esse anime que foi um dos precursores de gênero no Brasil, junto com Macross.




Detonator Orgun © [OVA] 
Gênero : Sci-fi / Aventura  / Mecha / Sobrenatural

Ano : 1991
Diretor : Masami Obari
Fansub: Heijin
Formato : mp4

Parte I [MF]
Parte II [MF]
Parte III [MF]

By Witchblade

Deixe seu Comentario